Programa de Gestão do Solo e Água em Microbacia

O Programa de Gestão de Solo e Água em Microbacias é uma iniciativa do governo do estado do Paraná, coordenado pela Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (SEAB), cujo objetivo é recuperar e manter a capacidade produtiva dos recursos naturais, com base na gestão de microbacias hidrográficas.

O programa atuará em todos os municípios do Paraná, abrangendo 400 grupos de agricultores, igual número de microbacias e beneficiando em torno de 20.000 famílias. Tem como referência as experiências adquiridas na execução de programas similares desenvolvidos no estado do Paraná nos últimos quarenta anos.

Agregam-se em seu escopo novas estratégias, tais como: atuação em manejo e conservação do solo e da água em pelo menos uma microbacia em cada município do Paraná; ações integradas de vários programas ambientais, sociais e produtivos, com forte participação popular e base técnica; integração maior com o Plano Estadual de Gestão de Estradas Rurais, orientando-o em bases conservacionistas; capacitação de prefeituras municipais, assistência técnica e comunidades locais e linhas de crédito para recuperação e manutenção dos recursos naturais.

    àrea degradada por erosão, sem conservação     Área com Plantio direto e praticas conservacionistas  
Área com erosão sem práticas
conservacionistas
Área com Plantio Direto e outras
práticas conservacionistas

O programa tem uma estrutura multiorganizacional, cabendo ao Instituto Emater as funções de liderança na organização dos comitês gestores regionais e locais, na seleção das microbacias a serem trabalhadas, na organização das consultas públicas, encaminhamento das demandas e orientação técnica aos agricultores.
 

Problemas em Links ou Conteúdos - Clique Aqui
Recomendar esta página via e-mail: