Projeto Cultivos Florestais - Madeira

O Paraná tem uma área florestal plantada de 1,3 milhões de hectares e um consumo anual de 51 milhões de metros cúbicos de madeira. O negócio representa 7,03% do valor bruto da produção estadual e gera 300 mil postos de trabalho.

A madeira representa o terceiro produto de exportação do agronegócio paranaense e, embora tenha área e clima extremamente favoráveis à produção, apresenta um déficit anual de 47 mil hectares. 

A introdução do componente florestal nos sistemas típicos de produção do Estado tem proporcionado incremento de produtividade agropecuária, madeira de alta qualidade, melhoria ambiental, proteção contra adversidades climáticas, manutenção e recuperação de recursos naturais, além de incrementos significativos na renda das propriedades rurais. 

 

Cultivo Solteiro
Cultivo Florestal Solteiro

O Instituto Emater desenvolve o Projeto em todo o Estado, com força de trabalho de 102 técnicos, atendendo 8.800 agricultores em uma área de 56.000 hectares, orientando cultivos de Eucalipito, Pinus, Grevilea, Bracatinga, Seringueira e Araucária e sistemas agrosilvipastoris ou plantios solteiros em mosaico.

 
Recomendar esta página via e-mail: