Alerta Ferrugem


Monitoramento da Ferrugem Asiática da Soja Com o Uso de Coletores de Esporos


 Banner Alerta Ferrugem 

(Clique no Baner para ver o mapa)



“O uso do coletor de esporos é uma ferramenta que auxilia no manejo integrado da ferrugem-asiática da soja (Phakopsora pachyrhizi), com resultados consistentes nas safras 2016 / 2017 2017 / 2018 e 2018 / 2019, no estado do Paraná, num trabalho entre Emater e várias instituições parceiras.

O monitoramento com o uso desses coletores tem como objetivo detectar os esporos do fungo causador da ferrugem-asiática no momento da sua chegada no local onde o coletor está instalado e com isso subsidiar a assistência técnica e os agricultores sobre o momento de fazer a primeira aplicação de fungicida para controle da doença.

Além disso, a análise dos coletores em rede permite examinar o comportamento da ferrugem-asiática no território paranaense, possibilitando o uso da informação gerada pelo monitoramento com os coletores, na tomada de decisão de controle químico, mesmo em locais onde não há coletores. 

O coletor de esporos é uma ferramenta a mais para a tomada de decisão sobre a aplicação de fungicidas, que deve levar em conta também o estádio da cultura e as condições climáticas. Reforça-se que o manejo da ferrugem-asiática da soja deve envolver todas as estratégias disponíveis: o vazio sanitário, o uso de cultivares com gene(s) de resistência, a semeadura no início da época recomendada, o uso de cultivares precoces e o controle químico.

Esse site tem como objetivo disponibilizar as informações da presença ou não de esporos em cada coletor distribuído no Paraná na safra 2019/2020, e no somatório dos coletores possibilitar uma visão de rede.“




 Banner Alerta Ferrugem 

(Clique no Baner para ver o mapa)


Recomendar esta página via e-mail: