Projeto Urb Al III

O Projeto URB AL III, desenvolvido através de parceria firmada entre o Governo do Estado do Paraná e a União Européia, tem por objetivo impulsionar as politicas públicas locais, contribuindo para fortalecer a coesão social, de forma a criar modelos metodológicos de referência.

No Paraná, o projeto foi realizado nos Territórios Caminhos do Tibagi e Vale do Iguaçu onde serão instaladas unidades didáticas de referencia tecnológica em apicultura, em leite e uva para produção de vinho, sendo que estas atividades contribuirão para promover o desenvolvimento sustentável destas regiões. Estas unidades servirão para capacitar e divulgar para os agricultores dos dois territórios e de outras regiões novas tecnologias, e com isto ampliar a produção e a produtividade gerando renda e ocupação nas propriedades rurais.

Neste processo a Emater promoveu a articulação com as entidades do poder público e da sociedade civil para se engajarem na organização dos territórios e na elaboração dos planos. Envolveu os técnicos das diversas instituições dos territórios, na constituição das câmaras técnicas e na elaboração dos projetos do URB AL III e outros para os territórios. Promoveu junto aos agricultores e lideranças as capacitações necessárias para que o projeto obtivesse resultados positivos.

Capacitação no Território Vale do Iguaçu Visita ao Território Caminhos do Tibagi
Capacitação no Território Vale do Iguaçu Visita ao território Caminhos do tibagi

Para o desenvolvimento das atividades nos territórios, os atores envolvidos, técnicos agricultores e lideranças participaram de momentos de capacitação oferecidos pelos consultores do Projeto Urb Al III que estiveram no Brasil, assim como foram promovidos intercâmbios para a Italia e  Espanha, oportunizando troca de experiências.


Tecnicos da Emater na Itália - 2009
Técnicos da Emater na Itália - 2009


Nos territórios foram estabelecidas parcerias com as prefeituras municipais e suas diversas secretarias, com as Casas Familiares Rurais e a Arcafar-Sul, universidades, sindicatos dos trabalhadores rurais, cooperativas, movimentos sociais, conselhos municipais de desenvolvimento rural, câmaras legislativas e as associações dos municípios dos dois territórios.

Na esfera federal, destaca-se a parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário, e em nível estadual a parceria com a Secretaria Estadual da Agricultura - SEAB, o Instituto Agronômico do Paraná - Iapar, Instituto Ambiental do Paraná - IAP, Companhia de Saneamento do Paraná - Sanepar, a Companhia de Habitação do Paraná - Cohapar, as secretarias de estado da saúde, educação, trabalho, assistência social.


Responsáveis:
Unidade Estadual – Miriam Fuckner
Território Caminhos Tibagi - Carlos Alberto Merhy Filho (Telemaco Borba)
Território Vale do Iguaçu - Terezinha Wengien Monte (União da Vitoria)



Recomendar esta página via e-mail: