Projeto mercados Institucionais PNAE e PAA

O Programa Nacional de Alimentação Escolar-PNAE é um programa do governo federal que tem por objetivo oferecer alimentação saudável aos milhões de estudantes das escolas públicas de todo Brasil. Tem como principal objetivo a melhoria das condições de aprendizagem, ensinar práticas alimentares saudáveis aos alunos por meio de ações de educação alimentar e de alimentos que supram as necessidades nutricionais.
O Programa de Aquisição de Alimentos-PAA tem por objetivo a aquisição de produtos da agricultura familiar, com a finalidade de atender a demanda de alimentos de populações em condição de insegurança alimentar. Os participantes, agricultores enquadrados no PRONAF devem preferencialmente estar organizados através de grupos formais (cooperativas e associações).


Aquisição de alimentos da agricultura familiar
Aquisição de alimentos da agricultura familiar dentro do PNAE e PAA

No estado do Paraná o Instituto Emater desenvolveu um processo de capacitação de extensionistas, produtores e parceiros para implementar e executar o Programa Nacional de Alimentação Escolar e o Programa de Aquisição de Alimentos, através da orientação aos agricultores e suas organizações de como obter acesso aos programas, bem como no planejamento do processo de produção, logística do transporte e da comercialização.

Os principais benefícios gerados pelo PNAE e PAA aos agricultores são a criação de mercado para os seus produtos, a valorização da produção de alimentos locais e regionais, o incentivo à organização, cooperação e/ou formalização dos agricultores, o incentivo ao empreendedorismo local, a valorização dos aspectos sociais, culturais e ambientais e novas oportunidades de negócio e geração de emprego e renda.



Problemas em Links ou Conteúdos - Clique Aqui
Recomendar esta página via e-mail: