Programa de Apoio ao Manejo e Fertilidade do Solo

O Programa de Apoio ao Manejo e Fertilidade do Solo, conhecido como programa de calcário, promove o uso de corretivos do solo pelos agricultores familiares menos favorecidos, buscando o aumento da produtividade de suas explorações, organizando todo o processo de distribuição desde a aquisição junto às empresas fornecedoras até a utilização pelos agricultores, passando pelo transporte e armazenagem.

Os critérios para a seleção dos municípios beneficiários levam em conta o Índice Ipardes de Desenvolvimento Municipal, associado à concentração de agricultores familiares, de comunidades indígenas e quilombolas e os trabalhos em microbacias.


Armazenamento e Distribuição de calcário
Aplicação do calcário com tração animal
Armazenamento e Transporte do Calcário
Aplicação do calcário com Tração Animal


No biênio 2013/14, o programa deverá beneficiar 35 mil produtores, com a aplicação de 350 mil toneladas de calcário e outros corretivos, com um investimento direto do Estado de 33,5 milhões de reais.

O Instituto Emater participa efetivamente na organização e execução do programa, realizando a sua divulgação, auxiliando na seleção dos beneficiários e, definindo, juntamente com os parceiros, as estratégias de execução. Cabe ainda ao Instituto Emater, elaborar os projetos técnicos, orientar os agricultores na coleta das amostras de solo e na recomendação de uso do calcário e dos demais corretivos.

Recomendar esta página via e-mail: