Desenvolvimento Territorial

O Estado do Paraná é constituído por 399 municípios, 367 com menos de 50 mil habitantes. Possui 374 mil propriedades rurais, sendo 317 mil de agricultores familiares. Estes dados revelam um Estado composto por pequenos municípios rurais com absoluta predominância da agricultura familiar.

O Paraná ocupa posição de liderança na produção agrícola, maior produtor e exportador de grãos do país, contribuindo de forma importante na geração de divisas, de empregos e de renda e figura na quinta posição no índice de desenvolvimento humano (IDH) do país. Esse processo de desenvolvimento, somado às diferenças de recursos naturais e culturais, ao tempo em que trouxe progresso, não foi homogêneo para todas as regiões e grupos sociais.

Neste contexto, estudos das dimensões social, econômica, cultural e ambiental identificaram espaços diferenciados, dando origem à formação dos territórios e seus respectivos projetos e políticas públicas para o seu desenvolvimento. Neste sentido foram constituídos 10 (dez) territórios, 4 (quatro) pré-territórios e 4 (quatro) iniciativas territoriais.


Mapa dos Territórios em 2013 
mapa dos territórios em maio de 2013 (Clique Aqui  ou na figura para baixar-lo)

As ações do Estado visando o desenvolvimento territorial estão orientadas para fortalecimento das economias locais, cidadania e inclusão social, preservação e recuperação ambiental, sanidade e qualidade da produção agropecuária.

O Instituto Emater atendendo as diretrizes do estado, atua no projeto de desenvolvimento territorial, identificando atividades potenciais, promovendo estudos de viabilidade técnica e econômica, elaborando e executando projetos para captação de recursos, assessorando e capacitando gestores e membros de conselhos, associações e cooperativas.


Recomendar esta página via e-mail: