Projeto Estradas de Integração


O Estado do Paraná dispõe de cerca de 110.000 km de estradas rurais municipais, as quais necessitam de freqüentes manutenções e/ou adequações.

A importância da execução destes serviços caracteriza-se pelo controle da erosão, pela redução da poluição dos cursos de água e pela trafegabilidade ao longo do ano, garantindo o acesso aos serviços de saúde, transporte escolar e escoamento da produção, além do lazer e turismo rural.

O Governo do Estado concebeu o Programa Estradas Rurais Integradas aos Princípios e Sistemas Conservacionistas, por meio do Decreto Estadual nº 6.515/2012, que integra o Programa Patrulha do Campo, Projeto de Recuperação da Trafegabilidade (repasse de óleo diesel), Patrulhas Rurais do Estado (Departamento de Estradas de Rodagem – DER) e Pavimentação com Pedras Irregulares, com o objetivo de realizar a gestão das estradas rurais sob a responsabilidade da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento – SEAB.


 
Roncador - estrada em adequação Roncador - estrada adequada 
Ronacador, estrada em adequação Ronacador, estrada concluida

A execução desses projetos e programas será realizada em consonância com o Programa de Gestão de Água e Solo em Microbacias Hidrográficas.

Os principais papéis do Instituto Emater são realizados conforme a especificidade de cada programa/ projeto:
  • Participar da seleção dos trechos e do levantamento da malha rodoviária rural, em conjunto com os Conselhos e Prefeituras Municipais;
  • Elaborar ou auxiliar na elaboração dos projetos técnicos e planos de trabalho;
  • Orientar os produtores rurais das áreas lindeiras para a devida conservação de solos e água, priorizando os trabalhos em microbacias hidrográficas;
Recomendar esta página via e-mail: