Projeto Irrigação

A irrigação é uma tecnologia avançada de produção, que vem sendo utilizada mais intensivamente na agricultura paranaense, com a finalidade de elevar a produção e melhorar a qualidade do produto. A maior parte dos irrigantes executa suas explorações em pequenas áreas de olerícolas e pastagens.

Segundo a SEAB/DERAL (2012) 15.000 produtores irrigantes, com uma área total de 60.000 hectares, utilizam esta tecnologia no Estado. Os principais tipos de irrigação utilizados são: aspersão em 60% da área e 65% dos produtores, inundação em 30% da área e 5% dos produtores e, localizada em 10% da área e 10% dos produtores.


Progrma de Irrigação Noturna - Salto do Lontra
Aspersão em Olericultura
Irrigação noturna em Salto do Lontra
Aspersão em Olericultura


O Estado do Paraná desenvolve o Plano Diretor de Agricultura Irrigada – PDAI-Pr, com o objetivo de estimular a reconversão dos sistemas agrícolas vigentes, visando:
  • aumento de renda, redução dos impactos ambientais e sustentabilidade das atividades agrícolas;
  • regularidade da oferta de alimentos;
  • otimizar o consumo de água e o uso da energia em horários de menor demanda;
  • desenvolver e adequar tecnologias de irrigação para cada atividade;
O Instituto EMATER elabora projetos técnicos e de captação de recursos de crédito, sem custos para o agricultor familiar, assessora na definição do sistema de irrigação mais adequado para cada tipo de exploração, na organização e obtenção da outorga de captação de água e na regularização ambiental de acordo com a legislação vigente.


Recomendar esta página via e-mail: