A integração entre conhecimentos práticos e teóricos marcou o 2º Encontro Mesorregional de Agroecologia 25/04/2024 - 14:42

Discutir sistemas, ações e compartilhar técnicas de agroecologia, fortalecendo a ligação entre pesquisa, extensão, ensino e prática agroecológica, foi o objetivo do 2º Encontro Mesorregional de Agroecologia, que aconteceu nesta quarta-feira, (24) na Estação de Pesquisa em Agroecologia do IDR-Paraná e no Centro Estadual de Educação Profissional Newton Freire Maia, em Pinhais. O evento contou com o apoio de diversas instituições: Sanepar, UFPR, AOPA, COAOPA, Rede Ecovida e Paraná Mais Orgânico (PMO).

A presidente em exercício do IDR-Paraná, Vânia Moda Cirino, deu as boas-vindas a todos e reforçou o alinhamento do evento com os objetivos futuros do Paraná de implementar alimentos orgânicos na merenda escolar, destacando o evento como uma plataforma crucial para impulsionar a agroecologia na região “O principal objetivo do evento é fortalecer esse sistema sustentável de produção de alimento em nosso Estado. Temos uma grande meta e todos são participantes, que é ofertarmos até 2030, 100% dos alimentos que compõe a merenda escolar originário da agricultura orgânica”, afirma Vânia.

Representando o Secretário Norberto Ortigara, Benno Henrique Weigert Doetzer, diretor técnico da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento, destacou a importância de um sistema sustentável na produção agrícola. “Estamos produzindo cada vez mais, plantando mais e ganhando menos. O futuro da agricultura passa efetivamente por uma produção mais sustentável, mais ecológica e baseada na natureza”.

Práticas - Ao longo da tarde, os 450 participantes, de 30 Municípios do Estado, puderam conhecer as técnicas de fruticultura, bioinsumos, métodos de plantio direto de hortaliças, irrigação e controle biológico de tomate em estufa. As baterias foram guiadas por técnicos do IDR-Paraná e trouxeram muita informação e conhecimento para todos.

Para Marinês Martins de Souza, proprietária da chácara Ninho da Coruja, em Almirante Tamandaré, foi muito importante para aprender muitas coisas. “Na minha propriedade tenho tomate, hortaliças e morango. Eu não usava a armadilha azul no tomate. Muito bom aprender, porque muita coisa nós não conhecíamos”, explica.

Já para Silvio Benkendorf, produtor de uvas em Rio Negro, no Sítio Ribeirão, nunca é demais aprender. “Estou na transição para o orgânico e está sendo muito bom aprender e conhecer todas as técnicas”.

O Paraná é o maior produtor de orgânicos do Brasil, com 3928 produtores orgânicos certificados de acordo com dados do Cadastro Nacional de Produtores Orgânicos.

Para Moacir Darolt, engenheiro agrônomo do IDR-Paraná e coordenador do projeto Casa da Agroecologia, o encontro deve estimular que mais produtores façam a transição. “Com temas chaves para a agroecologia, desde a produção até a comercialização de orgânicos, o evento ofereceu uma programação rica com palestras e atividades práticas. além de apresentar experiências e construir novas parcerias e iniciativas em prol da agroecologia na Região Metropolitana que concentra a maior parte (cerca de 40%) dos produtores orgânicos do Paraná”, afirma Darolt. “A agroecologia é uma abordagem que tem ganhado cada vez mais importância no Brasil e no mundo”, concluiu