2º Encontro Mesorregional de Agroecologia destaca inovações e comercialização orgânica 18/04/2024 - 15:51

Em um movimento para fortalecer a conexão entre pesquisa, ensino, e prática agrícola sustentável, a cidade de Pinhais sedia o 2º Encontro Mesorregional de Agroecologia no próximo dia 24 de abril, na Estação de Pesquisa em Agroecologia do IDR-Paraná e no CEEP Newton Freire Maia.

O evento, espera atrair um público de 300 participantes, incluindo agricultores interessados na transição para o sistema orgânico, técnicos, estudantes, e profissionais do setor. É uma iniciativa do projeto Casa da Agroecologia e visa promover a integração entre diferentes setores para o avanço da agricultura orgânica.

Para Moacir Darolt, engenheiro agrônomo do IDR-Paraná e coordenador do projeto Casa da Agroecologia, este encontro abordará o ciclo completo da agroecologia, desde a produção até a comercialização de orgânicos, oferecendo uma programação rica com palestras inspiradoras pela manhã e atividades práticas à tarde. “A agroecologia é uma abordagem que tem ganhado cada vez mais importância no Brasil e no mundo. O Paraná é o maior produtor de orgânicos do Brasil e a Região Metropolitana concentra a maior parte (cerca de 40%) dos produtores orgânicos certificados do Paraná.  O evento estimula que mais produtores façam a transição, além de apresentar experiências e construir novas parcerias e iniciativas em prol da agroecologia na região”.

Conhecimento e Diálogo - Destacam-se as apresentações de Maurício Castro Alves, Chefe Regional do IDR-Paraná, com um foco na olericultura e fruticultura orgânica do Norte Pioneiro, e Jocinei Lima, Engenheiro Agrônomo, trazendo as experiências produtivas da Cooperativa Terra Livre e do Assentamento Contestado do MST da Lapa.

Além disso, uma Mesa Redonda com “Experiências de Comercialização de Orgânicos”, irá apresentar oportunidades de negócios no “Mercado Institucional” através do Programa Compra Direta, com a nutricionista Márcia Stolarski. Seguido de experiências da cooperativa da agricultura familiar com orgânicos, apresentado pela Presidente da FECAFES, Aline Pasda.

Imersão - As atividades da tarde incluem seis baterias de campo, guiadas por técnicos do IDR-Paraná, que cobrem uma variedade de tópicos técnicos essenciais para a produção orgânica, relacionados as frutas vermelhas, frutas temperadas, maracujá, Sistema de Plantio Direto de Hortaliças (SPDH), Bioinsumos, irrigação e controle biológico de tomate em estufas.

Para mais informações e inscrições entre em contato pelo telefone – 41 2112-0500